Por: Joni Lang
Alvo de críticas por alguns ou de receio por outros, mas indispensável para quem enxerga a inovação com um futuro ainda mais promissor do que observado até os dias atuais. A Inteligência Artificial é uma realidade cada vez mais presente e em breve estará sendo explorada em todas as áreas.
O início da revolução tecnológica surgiu em meados dos anos 1940, quando Alan Turing conseguiu “quebrar” o código da máquina Enigma, utilizada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Esta descoberta foi importante para os aliados - Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos (mais tarde o Brasil) - vencerem o Eixo - Alemanha, Itália e Japão.
Turing contribuiu muito para o avanço da computação sendo um dos primeiros a usar o termo “inteligência computacional”. O filme "O Jogo da Imitação" apresenta um breve resumo da história de Turing, que embora ridicularizado, transformou-se em uma das principais referências ao avanço tecnológico.
Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) é usada em muitos segmentos: educação, saúde, agricultura. Através dela é possível realizar tarefas mais precisas, enquanto o ser humano pode desempenhar funções mais estratégicas. Ou seja, a IA estará cada dia mais presente, em todos os lugares. Empresas que investirem mais em IA tendem a gerar mais lucratividade, ou seja, quem não se atualizar, fatalmente estará fadado ao fracasso.
Inúmeros órgãos públicos estão investindo bastante em IA na prestação de serviços aos cidadãos, o que pode garantir mais celeridade em processos burocráticos e antes morosos, além de mais precisão e eficiência.
Em nível nacional, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria, autorizando os servidores dos órgãos de segurança pública a utilizarem ferramentas tecnológicas de informação modernas, entre elas a IA, nas investigações criminais. Além dos setores já citados, podemos lembrar que transporte e finanças também utilizam a IA.
Claro que a IA não gera apenas benefícios; também há desafios. Ética de dados e o impacto no mercado de trabalho estão entre os desafios, especialmente o segundo item, pelo menor número de funcionários nas empresas. A atualização está disponível em cursos, inclusive de Ensino Superior, pois fato é que a necessidade de explorar a IA de maneira assertiva tem se mostrado imprescindível a quem pretende obter melhores resultados nas suas atividades.
Siga-me no Instagram (@jonilang_).