A previsão de temperaturas próximas de zero grau pode provocar geadas em parte do Paraná na manhã de quarta-feira (11). O alerta foi emitido nesta manhã de terça (10), pelo Alerta Geada do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Conforme o alerta de hoje, uma massa de ar frio e seco paira sobre o Paraná. Esse fenômeno climático aliado ao céu predominantemente claro e aos ventos fracos, favorece a formação de geada de intensidade fraca a moderada nas áreas ao Sul do Estado.
O fenômeno poderá ocorrer nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Campos Gerais, de acordo com a imagem abaixo.
Arte: Simepar
Massa de ar polar
Nesta manhã de terça, a massa de ar frio que avançou sobre o Paraná provocou um declínio mais acentuado nas temperaturas nas faixas Oeste e Sul do Estado.
Os registros das estações meteorológicas do Simepar e do INMET apontaram as menores temperaturas registradas em Palotina (4,0 °C), General Carneiro (4,4 °C) e Palmas (4,7 °C).
Quanto à cobertura de nuvens, imagem obtida pelo satélite GOES-19, a nebulosidade se mostrou variável sobre todo o Paraná.
Na terça, o frio esteve presente no amanhecer em todo o Paraná, devido à presença dessa massa de ar de origem polar. Em Curitiba o dia chegou com 9,9ºC. O dia não esquenta e a máxima prevista é de 16ºC.
Nos Campos Gerais, na Região Metropolitana de Curitiba e nas praias há uma grande variação de nuvens, ainda em virtude do ingresso de umidade do oceano, não se descartando a possibilidade para garoa/chuva fraca, principalmente no período da manhã.
Clique aqui para ingressar na comunidade do WhatsApp.
Com Ana Ehlert/Bem Paraná