Por: Joni Lang
O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), órgão da Polícia Militar do Paraná, presta um relevante serviço a sociedade das regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste do Estado, de maneira mais direta, que reflete em nível estadual e nacional.
A sede do Batalhão está situada em Marechal Cândido Rondon, na Quinta das Seleções. As companhias estão instaladas em outros municípios, como Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Guaíra, bem como na cidade-sede. O grupo especializado conta com diversos pelotões para exercer com eficácia o combate ao crime organizado, em ações desenvolvidas na fronteira com a Argentina e com o Paraguai.
Os trabalhos são realizados por terra, água e ar, além de parcerias com outras forças de segurança. Todo este aparato resultou em números expressivos, com apreensão superior a 500 toneladas de maconha, bem como altas quantidades de crack e cocaína, prisões de criminosos, apreensões de veículos de todos os tipos utilizados no crime, e 1,1 milhão de abordagens.
O evento de comemoração aos 13 anos de atuação do BPFron foi realizado na sexta-feira (6), em Marechal Rondon, e reuniu autoridades políticas, militares, civis, além de convidados. Como tradição, houve um belo desfile e foram prestadas homenagens.
É fato que o BPFron tem trazido mais sensação de segurança à sociedade de todos os municípios onde está presente e aos demais municípios onde atua. Em números, 139 municípios do Paraná são atendidos pelas equipes de comando, inteligência, operacional e outras do BPFron.
Quem sabe os resultados ainda sejam aqueles almejados pelas autoridades, todavia é necessário reconhecer que o BPFron presta um serviço de destaque ao Estado do Paraná. Mas, para que toda esta eficiência siga evoluindo, é importante um incremento mais substancial, no todo mesmo. É sabido que os investimentos do Estado e demais órgãos no BPFron são altos, no entanto percebo que pode ser ampliado. Acredito que este caminho esteja sendo percorrido. Vida longa e muito êxito ao BPFron.
Siga-me no Instagram (@jonilang_).