Autor: Joni Lang
O segmento do agronegócio, grande responsável pelo sucesso da balança comercial e pilar de muitos municípios paranaenses, pode, enfim, comemorar, ao menos pelas boas previsões. A safra de milho 2024/2025 deve ter recorde, com estimativa de colher 16,15 milhões de toneladas no Paraná, em se tratando de milho safrinha.
A saca de 60 quilos do milho está cotada a R$ 53,00, em média, nesta sexta-feira (30). Claro que há fatores que influenciam na lucratividade, como os investidos dos produtores rurais, no entanto é bem possível que haja um resultado positivo.
Conforme o governo estadual, a chuva deve voltar ao Paraná em uma intensidade mais considerável no mês de junho, principalmente para duas regiões afetadas pela seca, o Oeste e Sudoeste. Apesar dos dias atuais de bastante frio, as temperaturas devem se manter na média no Estado. Tudo isso, aliado ao cuidado dos agricultores, tende a contribuir para uma boa safra.
Esperamos que de fato a previsão seja concretizada, que os produtores rurais tenham bons resultados em termos de produtividade e de valores, para que a economia volte a girar a contento nas cidades. Embora todos os municípios contem com indústrias e empresas consolidadas, na grande maioria dos casos o agronegócio é o pilar da economia. Portanto, é essencial que os produtores tenham recursos para se dirigir às cidades e injetar dinheiro na economia. Isso faz bem para o todo.
Siga-me no Instagram (@jonilang_).