Autora: Keli Lang Schäfer
Hábitos alimentares fazem parte das escolhas cotidianas. Substituir “comida de verdade” (carne, arroz, feijão e saladas) por uma refeição de fast food na hora do almoço pode se tornar um costume para algumas pessoas.
Mas, com este exemplo, tais hábitos podem levar a problemas de saúde a longo prazo. Por isso, é essencial entender o que são hábitos alimentares e como eles afetam nossa saúde.
Foto: Freepik
O que são hábitos alimentares?
Hábitos alimentares são os comportamentos que uma pessoa adota em relação à sua alimentação, ou seja, são as escolhas que ela faz em relação aos alimentos que come diariamente.
Um hábito alimentar geralmente inclui o que comer, quando fazer isso e como preparar os alimentos. Eles também podem variar bastante entre as pessoas e diferentes culturas e regiões do mundo.
Além disso, podem ser influenciados por diversos fatores, como preferências pessoais, valores culturais, disponibilidade de alimentos e informações nutricionais.
O que é prejudicial para os hábitos alimentares?
Costumes alimentares não surgem simplesmente do nada. Por se trata de um hábito, eles são criados ao longo do tempo. Por isso, é preciso perceber/identificar o que pode prejudicar os bons hábitos alimentares, por exemplo: pular refeições, não beber água e fazer dietas radicais sem acompanhamento são alguns deles.
Nos meus atendimentos, vejo muitas pessoas pulando refeições, muitas vezes com o objetivo de emagrecer, no entanto isso pode trazer efeitos negativos. Principalmente se a pessoa já não tinha hábitos alimentares saudáveis.
Esse processo se não for bem entendido e trabalhado aos poucos, faz com que, na próxima refeição, a fome seja muito maior e, assim, a pessoa acaba comendo demais e muitas vezes alimentos errados.
Não incluir alimentos saudáveis
Hábitos alimentares saudáveis envolvem os tipos e a qualidade dos alimentos que se escolhe. Se a alimentação apenas conta com produtos industrializados e ultraprocessados, isso não contribuirá com a nutrição adequada, tanto para o corpo quanta para a mente.
Isso porque esses alimentos não possuem nutrientes para o bom funcionamento do organismo. Além disso, eles também tendem a ter níveis mais elevados de gorduras, sódio e açúcares.
Fazer dietas radicais ou sem acompanhamento de um profissional
Manter bons hábitos alimentares também envolve a necessidade de um nutricionista. Por isso, quem faz dietas sem acompanhamento profissional pode não só atingir seu objetivo como também acabar se prejudicando.
A mudança da rotina e hábitos alimentares exige tempo, paciência, disciplina e determinação, sempre digo aos meus pacientes que eles precisam gostar do processo, que a alimentação não pode ser encarada como um fardo e sim ser prazeroso.
E pra quem deseja eliminar peso, precisa entender que este tempo é necessário, pois o corpo precisa se acostumar, assim como a mente da pessoa.
Você nem sempre terá motivação, mas se for disciplinado, dará certo e atingirá seu objetivo de forma saudável, o que é o mais importante.
Keli Lang Schäfer é nutricionista (CRN8 3198)